Objetivos

"Almejar 2030" significa "ambicionar alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030". ALMEJAR é uma sigla de "Análise de Litígios e Mediação Ética e Jurídica em Ambiente e Riscos"

Jogo pedagógico colaborativo, destinado a envolver em simultâneo todos os estudantes de uma turma num debate coletivo, analisando criticamente, durante o tempo de uma aula, aspetos ético-jurídicos de um conflito socioambiental e contribuindo criativamente para a co-construção de soluções sustentáveis inovadoras.

O jogo baseia-se em role playing com recurso a suportes visuais para ilustrar:

a) os cenários que são o "tabuleiro" de jogo, são imagens que ilustram conflitos socioambientais;

b) as "partes no conflito" correspondem aos stakeholders envolvidos na discussão de um conflito socioambiental;

c) eventos catastróficos que alteram as condições da discussão, a meio do jogo.

O desenrolar do jogo depende da argumentação jurídica mobilizada pelos atores para defender as posições dos grupos representados no conflito e da criatividade na proposta de soluções. No final, a solução socioambiental sustentável é reduzida a escrito.

Com este projeto pedagógico espera-se que estudantes sejam capazes de:

a) compreender a complexidade dos problemas socioambientais;

b) avaliar a dificuldade de tomada de decisões em prol do desenvolvimento sustentável;

c) aplicar, em contexto de prática simulada, conhecimentos previamente apreendidos;

d) aprofundar a capacidade de argumentação jurídica;

e) exercitar a flexibilidade mental na compreensão de pontos de vista diferentes do seu;

f) treinar a criatividade na proposta de soluções justas e eficazes com vista à defesa de direitos de minorias ou de maiorias vulneráveis, e na promoção da efetividade do cumprimento de deveres assimétricos (sem titular do direito);

g) desenvolver espírito crítico e capacidade de ponderação justa de interesses;

h) desenvolver competências de co-construção de soluções justas e eficazes;

i) desenvolver competências de mediação de posições conflituantes;

j) praticar a escrita de conclusões sintéticas e consensuais.

Jogar