Exemplo

Se forem 10 participantes e quiserem jogar em grupos de 2, podem acordar que 8 deles assumirão papeis de partes no conflito e 2 deles representarão o terceiro imparcial. 

Os primeiros poderão organizar-se em 4 grupos de dois jogadores, ou seja, serão representados 4 papeis. A RODA 1 do sorteio (partes no conflito) é então girada no botão "spin" para gerar aleatoriamente um papel. Em seguida clicar em "hide" para que o papel não saia no novo sorteio.

Repita este processo o número de vezes necessário para gerar todos os papeis. Depois, clique no símbolo do relógio, no canto inferior direito, para que apareça a lista dos papeis escolhidos.


Neste exemplo, foram gerados os seguintes 4 papeis:

Trabalhadores

Jornalistas

 Crianças

Empresário

Para os 2 participantes que pretendem assumir a função de terceiro imparcial, a RODA 2 gera um papel que será representado por um dos participantes. Por exemplo, será:

Conciliador

Finalmente, o cenário representa a situação em relação à qual os jogadores terão que representar os seus papeis. 

Girando a RODA 3 poderá sair, por exemplo, o cenário de uma estação de tratamento de águas residuais emite cheiros, ruído e vibrações incomodativos para os vizinhos, que não conseguem dormir e sofrem perda de rendimento laboral e escolar. Este caso representa, de forma simplificada, o caso Lopez Ostra contra Espanha, julgado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem em 1994.

Uma estação de tratamento de águas residuais emite cheiros, ruido e vibrações que incomodam os vizinhos, que não conseguem dormir e sofrem perda de rendimento laboral e escolar (TEDH Lopez Ostra c. Espanha 1994)

É em relação a este caso que o debate oral se vai desenvolver durante 30 minutos, com os jornalistas, os trabalhadores, as crianças e o empresário a tomar sucessivamente a palavra durante 5 minutos para expor os seus protestos, as suas preocupações, as suas interrogações, as suas perplexidades, os seus pontos de vista, os seus pedidos, ou as suas exigências.

O debate prossegue (se necessário por mais 30 minutos) com a moderação, os contributos, as sugestões e as propostas do conciliador.


Passado esse tempo ocorrerá um evento catastrófico, RODA 4, e prosseguirá o debate argumentativo durante mais 30 minutos até começar a haver alguns consensos ou convergência de posições.

No final, os jogadores que assumem o papel de conciliador redigem o acordo de conciliação com a colaboração de todos.